Por Maria Carolina Martone

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma ciência que por décadas demonstra sua eficácia nos mais diversos campos de atuação e com distintos públicos, incluindo pessoas com Autismo.

Pessoas pouco informadas ou que ainda não estão familiarizadas com esse tipo de intervenção comumente acreditam que o trabalho é sinônimo de ensinar a criança em uma mesinha por meio de um trabalho repetitivo e mecânico. Nada mais equivocado!!!! Uma das estratégias de ensino é conhecida por Ensino por Tentativas Discretas (DTT – discrete trial training). Trata-se de uma forma estruturada de ensinar, em um ambiente com poucos distratores, materiais e estrutura de ensino bem delimitados. Em geral, a instrução é de um para um (um terapeuta para cada criança) e esse processo facilita o ensino das primeiras relações, sobretudo, para a criança que está iniciando a intervenção. Pode ocorrer na mesa, no chão etc. A característica do DTT não é ser na mesa, mas sim o formato do ensino. Atrelado ao ensino por DTT a área  utiliza de inúmeras e diferentes estratégias de ensino em ambiente natural.  O ensino naturalístico é parte determinante da programação do trabalho e, podemos dizer com certeza, que não existe trabalho ABA bem feito sem uma programação que envolva estratégias naturalísticas.