Carregando..

Curso Acompanhamento Escolar para Crianças com TEA
Dia 16/02/2019

Curso Acompanhamento Escolar para Crianças com TEA

Faça sua Inscrição

INÍCIO: 16 DE FEVEREIRO DE 2019

DATAS: 16/02, 23/02, 16/03 E 26/03 

HORÁRIO: 08:00 ÀS 17:00 - INTERVALO DE 1 HORA PARA ALMOÇO -12:00 ÀS 13:00

CARGA HORÁRIA: 32 HORAS/AULA ( 4 MÓDULO DE 8 HORAS)

MÓDULO 1: INTRODUÇÃO À ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

DATA: 16/02/19

PROF. DRA CHRISTIANA ALMEIDA

* Módulos de atendimento: analistas do comportamento, papel do implementador, treinamento de pais, suporte para escola, atendimento multidisciplinar, modelos de intervação intensiva e precoce.

* Behaviorismo radical e análise do comportamento.

* Conceitos básicos sobre comportamento, comportamento operante: reforço, punição, extinsão; e noções de comportamento verbal.

AO FINAL DO MODULO: Espera-se que o aluno seja capaz de descrever possibilidades de atuação do analista do comportamento em contexto esscolar, noções básicas de seleção por consequências (reforço, punição e extinção).

MÚDULO 2: PROCEDIMENTOS DE ENSINO

DATA: 23/02/19

 PROF. DRA CRISTIANA ALMEIDA

 

* Manejo de problemas de comportamento: avaliação funcional e registro

* Controle de estímulos, generalização e discriminação

* Procedimentos de ensino: modelação, modelagem, fading, encadeamento

* Aprendizagem por regras e aprendizagem por contingências

AO FINAL DO MÓDULO: A partir de diferentes objetivos, identificar diferentes procedimentos de ensino e forma de análise de problemas de comportamento

MÓDULO 3: INCLUSÃO, PAPEL DO MEDIADOR, CONSIDERAÇÕES LEGAIS E ÉTICAS

DATA: 16/03/19

Me. VERÔNICA LIMA DOS REIS E PROF. DRA CHRISTIANA ALMEIDA

* Papel do mediador escolar e considerações éticas

* Aspectos legais relacionados a políticas de inclusão

* Avaliação comportamental e formulação de objetivos de ensino

 

AO FINAL DO MÓDULO: Definir objetivos de ensino considerando os diferentes contextos da educação inclusiva no Brasil.

MÓDULO 4: INTERVENÇÃO NA ESCOLA

DATA: 23/03/19

PROF. DRA. MARIA CAROLINA MARTONE

* Programação, implementação e avaliação de intervenções baseadas em ABA no ambiente escolar

* Treino de professores como parceiros de intervenções em ABA no ambiente escolar

* Estudo de caso sobre intervenções baseadas em ABA no ambiente escolar

AO FINAL DO MÓDULO: Descrever possibilidades de interveção ABA em contexto escolar.

 

 CRITÉRIOS PARA RECEBIMENTO DE CERTIFICADO

* Frequência de 75%

* Realização de uma atividade avaliativa - nota mínima 6

 

POLÍTICA DE REEMBOLSO 

* Solicitar até 20 dias antes do início do curso, pelo email  administrativo@fundacaopanda.com.br

* Reembolso com os descontos das taxas 

 

MINI CURRÍCULO:

PROF. DRA CHRISTIANA ALMEIDA

 Graduada em Psicologia, com especialização em Psicologia da Saúde, mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, todos os títulos obtidos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com estágio de doutorado pela The University of Kansas. Começou a atuar com intervenção precoce com crianças de risco desde 2004. Atualmente, trabalha como terapeuta ABA fazendo atendimento domiciliar e em consultório.  Desenvolve pesquisas relacionadas ao ensino de comportamento verbal para crianças pequenas no Laboratório de Interação Social (LIS - UFSCar), é professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo - LAHMIEI - UFSCar e do curso de Especialização em Analise do Comportamento Aplicada-ABA - NEPNEURO. Vice coordenadora da fundação PANDA.

PROF. DRA VERÔNICA LIMA DOS REIS

 Possui Doutorado em Educação Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Araraquara (2018), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Bauru (2009), Especialização em Psicologia da Saúde: Práticas clínicas e hospitalares (2009), Especialização em Neuropsicologia (2013), graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (2002). Atuou como pesquisadora no curso de Especialização em Educação Especial na área de Altas Habilidades / Superdotação, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem experiência na educação de nível técnico para o desenvolvimento social e na educação superior (graduação e pós-graduação lacto sensu) na modalidade presencial e à distância. Tem experiência em Psicologia da Saúde.

PROF. DRA MARIA CAROLINA MARTONE

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), residência no The New England Center for Children, mestra em Psicologia Experimental (Analise do Comportamento) pela PUC-SP e doutora em Psicologia pela Universidade de São Carlos - UFSCar e é membro do Laboratório de aprendizagem humana, multimídia interativa e ensino informatizado (LAHMIEI). Além disso, é professora do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento e colaboradora da Unidade de Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo, UPIA/UNIFESP e professora do Curso de Especialização Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo - LAHMIEI. Coordenadora da Fundação PANDA.

Faltam 64 dias para fim da inscrição
Início às 08:00